Crédito: Ass.Com. de Guaíra
O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, iniciou na manhã de terça-feira (16), a limpeza do terreno que comportará a nova sede da 02ª Cia. PM Batalhão de Polícia da Fronteira - BPFron.
O local é de propriedade do Município de Guaíra, sendo anteriormente ocupado pelos integrantes do CTG - Centro de Tradições Gaúchas, através de contrato comodato, que teve sua data de validade expirada no ano de 2015.
Diante da negativa de desocupação do terreno, o Executivo ingressou com Ação de Reintegração de Posse, através do Processo nº 0001559-14.2017.8.16.0086, que fora devidamente reconhecida pelo Poder Judiciário, com sentença favorável ao Município de Guaíra.
O Executivo providenciou a devida comunicação aos ocupantes do local, por diversas vezes, que manifestaram posição contrária à decisão judiciária e a recusa na desocupação da área.
A Itaipu Binacional, junto ao Governo do Estado, se proporam a realizar um convênio com Município de Guaíra, visando o reaproveitamento deste terreno, localizado na Vila Eletrosul, para construção e instalação da nova sede a ser ocupada pela 02ª Cia. da BPFron.
O convênio foi firmado em dezembro de 2020, registrado pelo nº 4500059640, no valor de R$ 22.065.378,30. O prazo para execução da obra é de cerca de 30 meses.
Em breve serão iniciados os trâmites administrativos para abertura da licitação que definirá a empresa responsável pela obra.
Para o secretário, Castanon Andrade, "O município está investindo na segurança pública da nossa cidade. Através desse novo espaço, e por Guaíra ser uma cidade de fronteira, o que já requer um policiamento maior, essa nova sede virá para prestar um apoio ainda maior nessa questão", destacou.
Últimas Notícias