RIO PARANAZÃO

CIDADE

18 de maio - Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Publicado por: JRP em 12/05/2021

Crédito: Ass.Com. de Guaíra


A Secretaria Municipal de Assistência Social convida a todos para participar da Campanha nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, e marcou uma grande conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.

O dia escolhido refere-se ao "Caso Araceli", crime bárbaro que chocou o país e ocorreu no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). 

Em resumo, Araceli era uma menina de 08 anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, na cidade. Até hoje o crime segue impune, mesmo com o seu alto teor de monstruosidade.

Por conta das restrições da pandemia, no dia 14 de maio a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social, junto ao Conselho Tutelar, farão um seminário virtual, para abordar o impacto do abuso e exploração sexual na vida das crianças e adolescentes, com especialistas neste assunto. Ainda, um representante do CREAS irá participar do Programa Guaíra360º, abordando a necessidade da visibilidade à causa.

Vale lembrar que no Município de Guaíra, o Conselho Tutelar é o responsável pelo atendimento direto às demandas envolvendo a preservação da integridade e demais direitos da criança e do adolescente. Os integrantes deste conselho são eleitos democraticamente, por meio de votação pela sociedade civil. 

No ano de 2021, segundo dados do CREAS e Conselho Tutelar, 08 crianças guairenses foram vítimas de abuso sexual. A média anual é de 12 a 15 crianças. No entanto, apenas no final do mês de abril, foram atendidas 04 demandas de crianças envolvidas neste crime. 

Em casos de necessidade de acolhimento da criança e/ou do adolescente, o município também possui uma comissão técnica com representantes de segmentos fundamentais para essa análise, como por exemplo: Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar. Destacando que, em casos de urgência e necessidade, a preservação e segurança da criança e/ou adolescente sobrepõe qualquer tipo de análise ou estudo de caso.

Para qualquer denúncia, você pode ligar no número (44) 3642-8653, e conversar diretamente com um dos conselheiros do nosso município.

Para a secretária, Lumi Suga, "esta é uma pauta que todos já deveriam ter o devido respeito e conhecimento, mas, infelizmente, ainda precisamos constantemente reforçar o quão bárbaro é esse tipo de atitude. Abusar ou explorar o corpo de uma criança é mais do que um simples crime, é desumano, é repugnante, e merece ser devidamente penalizado e combatido".

O prefeito Heraldo Trento enfatiza: "a campanha representa uma importantíssima causa que merece todo o meu respeito. Vamos todos combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não há o que se falar, esta atitude é, no mínimo, monstruosa. Em Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Tutelar, estamos todos empenhados em garantir que os direitos destes vulneráveis sempre seja prevalecido!".


Fonte: Ass.Com. de Guaíra


Últimas Notícias