Crédito: Andressa Teleste/As.Com. de GuaÃra
Na manhã de quarta-feira (16), o Município de Guaíra recebeu a visita de uma comitiva de estudantes e pesquisadores da cidade de Palotina/PR, que estiveram presentes na inauguração do Centro de Controle Animal - Vida Animais, e participaram de tratativas junto ao coordenador de Fiscalização Ambiental e médico veterinário, Julio Cesar Juvenal, e ao diretor de Vigilância em Saúde, também médico veterinário, Francisco do Amaral Fontes.
A comitiva foi formada por: Wellyton Carlos, doutorando em Ciência Animal; Amanda Tfardoski, graduanda do 3.º ano de Medicina Veterinária; e de Natália Pinz, mestranda em Ciência Animal.
Conforme Wellyton, o intuito da visita foi em conhecer a estrutura do Centro de Controle Animal, e realizar uma pesquisa local sobre a doença esporotricose, que afeta principalmente cães e gatos. "Dentre os animais que recebemos para atendimento com esporotricose na UFPR — Universidade Federal do Paraná, 95% vieram de Guaíra", informou o doutorando.
Durante a conversa, Julio ressaltou que um dos principais motivos para o surto da doença em Guaíra é conhecido como "criação de gatos em fundo de quintal", que, em resumo, ocorre quando muitos gatos são "criados" juntos e sem acompanhamento médico veterinário, facilitando a disseminação da doença, visto que a esporotricose se espalha rapidamente entre os animais, se instalando no ambiente por onde o animal passa e sendo possível de ser transmitida aos seres humanos. "Em Guaíra, há cerca de 5 anos não se ouvia falar de esporotricose. Com o crescimento deste tipo de criação dos animais, e principalmente dos gatos, que possuem um instinto mais indomável, a disseminação da esporotricose passou um surto muito grande", salientou o coordenador.
Na ocasião, o médico veterinário ainda ressaltou que a demanda é tratada junto as autoridades municipais e, inclusive, conta com a publicação de uma Lei Municipal, de iniciativa da vereadora Karina Bach, onde concede gratuitamente medicamentos veterinários para tratamento da doença.
Ao final, Julio se colocou à disposição para auxiliar nos estudos dos alunos e ressaltou a importância dos trabalhos de pesquisa no desenvolvimento da ciência animal, com benefícios não somente para os animais, e sim para toda a coletividade social.
Últimas Notícias