Crédito: As.Com. de Guaíra
O Município de Guaíra, por meio da Coordenadoria da Melhor Idade, da Secretaria de Assistência Social, concedeu apoio e amparo aos cidadãos guairenses da Melhor Idade, no período intenso da pandemia do Coronavírus. Todas as medidas adotadas respeitaram as restrições sanitárias importas pelo Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora Maria Valdir, a equipe assume grande posição de destaque, sendo, inclusive, ponto de referência em toda a região. "Antes da pandemia, mais de 15 atividades eram oferecidas gratuitamente aos idosos, como: aulas de dança de salão, introdução à informática, sala de jogos, bailes, ginásticas, equoterapia, entre outros", ressalta Maria.
Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do Coronavírus, principalmente para o grupo da melhor idade, os trabalhos ofertados foram suspensos e deixaram de ser estímulo às atividades de convivência, onde passou a ser apoio aos idosos e familiares. "Perdemos muitos membros do grupo logo no início da pandemia, quando a Covid-19 mais impactou os idosos. Não deixamos eles sofrerem sozinhos, realizávamos visitas de portão para fora e inúmeras vezes choramos sentados no meio fio ao ver os amigos partirem", acrescenta a coordenadora.
Neste período, o trabalho da equipe passou a ser intenso por meio do WhatsApp. Conforme Maria Valdir, nunca houve a perca de contato com os membros do grupo, com muito amparo e intermediação de ajuda para o necessário.
"Encaminhamos muitas famílias ao CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, para ter o atendimento profissional de assistentes sociais e psicólogos. Procuramos amigos da sociedade civil que pudessem ajudar financeiramente ou com materiais, ou medicações àqueles que não tinham condições de obtê-los pelas demais vias legais. Amparamos com palavras, mensagens e visitas durante todo o período da pandemia. Foram dias terríveis que, graças à Deus, parece estarmos passando", finaliza a coordenadora.
Últimas Notícias