Crédito: As.Com. de Guaíra
Neste mês de março o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma semana de prevenção e controle do Câncer de Boca.
As atividades organizadas foram realizadas em cada USF (Unidade de Saúde da Família) pela equipe de odontologia do Município, composta pelos profissionais: Carina Caramanico; Danilo Possmoser; Alan Cavalcanti; Jessica roncada; Claudia Ferreira Mattos e Rafaela Torres Wits.
A ação contou com uma palestra que teve como objetivo informar as principais causas, sintomas e tratamento do câncer de boca.
O câncer de boca, também chamado de câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que afeta os lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de boca é mais comum em homens acima de 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino, fumantes e pessoas que consomem bebidas alcoólicas frequentemente, também possuem maior risco de desenvolver o câncer. O número de mortes por esse câncer no Brasil no ano de 2019 foi de 6.605 sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres.
Para a detecção do câncer, é importante ficar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas como uma afta, que não cicatrizam em até 15 dias, caso a lesão dure mais que 15 dias, deve-se procurar logo a unidade de saúde para a realização de um exame da boca por um dentista ou médico.
Quando lesões suspeitas são encontradas, é realizada a retirada de um fragmento de uma parte da lesão para a avaliação, denominada biópsia. Se confirmado o câncer, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para tratamento especializado.
O secretário Marcos Rigolon destaca que: “A saúde é algo muito sério. Portanto, é importante ir ao médico periodicamente e realizar exames que podem prevenir ou detectar problemas de saúde já fase inicial, ainda mais quando se trata de algo tão prejudicial e rápido, como o câncer".
Últimas Notícias