RIO PARANAZÃO

CIDADE

Ações voltadas a educação inclusiva seguem até o próximo domingo (10) em Guaíra

Publicado por: JRP em 05/04/2022

Crédito: As.Com. de Guaíra


A educação é o pilar de uma sociedade inclusiva, justa e humanitária. Pensando nisso, o Município de Guaíra, via Secretaria de Educação, preparou uma programação muito especial para celebrar a inclusão na cidade, a Educação — Semana Inclusiva.
As iniciativas serão realizadas entre 02 a 10 de abril, nas escolas da rede municipal de ensino.
No último sábado (02), foi celebrado o Dia Mundial do Autismo, uma data muito importante para ressaltar a inclusão e o acesso às informações corretas sobre este distúrbio. Por isso, um informativo pode ser conferido nas redes sociais oficias do município.
Na segunda-feira (04), das 19h às 21h30m, a equipe da Secretaria de Educação realizou visitas nas escolas municipais, estaduais e universidades, para discorrer sobre a importância do tema, inclusão.
Nesta terça-feira (05), será realizada uma palestra no anfiteatro da Unipar: “A importância de compreender como o acompanhamento familiar e profissional podem ser planejados para contribuir para a prevenção e manejo de problemas comportamentais de crianças em contexto escolar/social”.
Quarta-feira (06), ocorrerá um diálogo com a comunidade guairense, onde a equipe promoverá uma conscientização no comércio local, entrevistas em rádios, entre outros.
Quinta-feira (07), haverá uma premiação no Cine Teatro Sete Quedas do concurso e trocas de boas práticas no combate ao bullying.
Domingo (10), irá contar com a Rua do Recreio — lazer, diversão e inclusão, no Centro Náutico Marinas, espaço do Complexo de Quadras Esportivas Abel Lourenço.
Conforme Elianara Falci, diretora de Educação Especial, a equipe planejou com muito carinho e dedicação esta programação, pensando em abranger o maior número de pessoas possível a ter acesso às informações corretas, para disseminar a inclusão, o afeto, a justiça e a humanidade na sociedade.
“Ações de educação especial se fazem com amor, e isso a nossa equipe tem de sobra, muita paixão, carinho e afeto pelo tema. É importante relembrar a todos, sejam pais, a comunidade escolar, ou a sociedade e geral, que há, além de todos os critérios diagnósticos, uma subjetividade particular a cada criança, inclusive ao seu filho autista. Respeitar sua individualidade devolve à criança a possibilidade de participar da sua história. O discurso médico pode ser importante, mas sempre insuficiente para falar sobre a grandeza do encontro, para o qual deve existir memória e futuro para além do autismo”.


Fonte: As.Com. de Guaíra


Últimas Notícias